Que o Brasil é um país com uma enorme biodiversidade todo mundo já sabe. Por conta da gigante riqueza de espécies, das enormes dimensões geográficas e da falta de valorização e divulgação da biodiversidade que temos no nosso Brasil, acabamos por desconhecer muitos seres incríveis que habitam o que ainda nos resta de natureza.
Então que tal conhecer um pouco mais sobre alguns animais que habitam nosso rico e grande Brasil?
1) Besouro-Titan
Foto: Bernard Dupont
Esta imagem não é fruto de Photoshop, mas trata-se um curioso inseto gigante que ocorre nas florestas tropicais de alguns países da América do Sul. Este, que é o maior besouro conhecido, pode atingir um tamanho maior do que a mão de uma pessoa adulta. Devido ao seu tamanho, ele não consegue voar a partir do chão, precisando subir em árvores e lançar-se para iniciar o voo.
2) Jupará
Foto: Deep Green Photograpy
O jupará é mamífero pouco conhecido, podendo ser encontrado desde a região leste do México até o estado de Mato Grosso, no Brasil. É parente próximo do quati e mão-pelada, mas até parece uma mistura de macaco com urso e gato. Possui uma longa cauda preênsil, que o auxilia a locomoção nas árvores.
3) Urutau
Foto: Eduardo Hildt
Também conhecido como mãe-da-lua, ou emenda-toco (a imagem justifica o motivo), esta ave noturna passa o dia imóvel, pousado em um galho. Sua aparência e plumagem permitem tão boa camuflagem que é até difícil distinguir o que é a ave e o que não é. Quem já ouviu, sabe que seu canto é muito marcante.
4) Boto-cor-de-rosa
Foto: Projeto Mamirauá
O maior de todos os golfinhos de água doce, podendo pesar 185 kg.Tem um corpo muito flexível que lhe permite desviar dos obstáculos que encontra nos rios. Construções hidrelétricas são a maior ameaça a este mamífero, pois causam grandes mudanças em seu hábitat. Devido a sua respiração pulmonar, ele precisa ir frequentemente até a superfície para respirar.
5) Mata-Mata
Fotos: Joachim S. Müller
Esta espécie de cágado vive na região amazônica e é mestre do disfarce. Ao ficar no fundo de rios camufla-se entre pedras e folhas, onde espera que suas presas se aproximem. Estas são muitas vezes atraídas pelos apêndices que o cágado apresenta na cabeça e pescoço.
6) Jequitiranabóia
Foto: Jason Cryan
Também conhecida por Cobra-de-asa e Cigarra-cobra. Este inseto é um Hemiptera (ordem de insetos que inclui os percevejos e as cigarras). Sua cabeça intumescida, tem a forma de uma vagem de amendoim, e vista de lado, há quem diga que parece com a cabeça de uma cobra ou jacaré.Durante muito tempo foi considerada uma espécie venenosa, mas é inofensiva e não agressiva.
7) Anta
Foto: Roger Smith
É o maior mamífero terrestre da América do Sul. Sua tromba flexível possui sensibilidade a cheiros e umidade. Quando ameaçadas, as antas mergulham na água ou se escondem na mata. Elas são importantes dispersores de sementes nas florestas tropicais.
8) Uacari-branco
Foto: Aaron Martin
Também conhecidos como uacari-de-cara-vermelha, ainda sabe-se pouco a respeito dessa espécie ameaçada de extinção que vive em florestas inundadas da Amazônia. A face, as orelhas e a genitália são desprovidas de pelos, e quando ameaçado ou irritado, sua face fica mais avermelhada.
9) Rã de vidro
Foto: Amber Case
O motivo do nome é bem aparente, sua pele quase transparente deixa à mostra até seus órgãos. Vivem em florestas tropicais da América Central e do Sul, no entanto, seus números estão diminuindo devido ao desmatamento.
10) Galo-da-serra
Foto: Almir Cândido de Almeida
O galo-da-serra é uma ave que habita regiões próximas a maciços rochosos no norte do Brasil. Os machos possuem esta coloração laranja exuberante e se reúnem para se exibirem para as fêmeas – que possuem uma coloração marrom-escura –, cada qual em um “palco” isolado.
Via Biologia Total
0 comentários:
Postar um comentário