Apesar de acostumados com o corretor ortográfico dos smartphones, ainda existem muitos erros gramaticais e ortográficos que incomoda muita gente. A persistência no erro pode deixar as pessoas mal acostumadas, por esse motivo é imprescindível conhecer bem a nossa língua portuguesa.
Para ninguém passar vergonha e para que seja possível conhecer melhor nossa língua o Ultra Curioso selecionou vários erros bastante comuns entre os usuários do português, confira!
1- Agente/ a gente
‘A gente’ é uma locução que equivale à palavra nós e deve ser conjugada na terceira pessoa do singular. ‘Agente’ é um substantivo e quer dizer aquele que age.
2- Menas/ Menos
A palavra ‘menas’ não existe na língua portuguesa. O correto é dizer ‘menos’, que significa menor quantidade, menor número ou uma posição inferior.
3- Encima/ Em cima
‘Encima’ vem do verbo “encimar”, mas normalmente é utilizado para transmitir que algo está em um lugar mais alto.
4- Obrigado/ Obrigada
Obrigado (a) deve concordar com o emissor, ou seja: obrigado no masculino e obrigada no feminino.
5- Houveram/ Houve
Haver no sentido de existir não tem plural.
6- Comprimento/ Cumprimento
‘Comprimento’ se refere ao tamanho de algo. ‘Cumprimento’ está relacionado a dois significados distintos: cumprir tarefa ou saudar uma pessoa.
7- Aja/ Haja
‘Aja’ é uma forma verbal do verbo agir, em contrapartida, ‘haja’ é uma forma verbal do verbo haver. No entanto, é comum confundirem um com o outro.
8- Quiz/ Quis
‘Quiz’ é um tipo de competição ou jogo. ‘Quis’ é a conjugação do verbo querer no pretérito perfeito do indicativo.
Se errar é humano e persistir no erro é burrice, quem continua escrevendo errado algumas palavrinhas pode ser considerado burro?
0 comentários:
Postar um comentário