No intento de sermos gratos à natureza, muitos de nós repensamos nossos hábitos de consumo e partimos para a ideia de não usar produtos de origem animal. Isso por conta do fato de já criarmos animais que estão destinados a serem comida e por estimularmos seus pleno desenvolvimento com hormônios.
Mas estas pessoas se esquecem que não é só a carne dos animais que é aproveitada. Todos os tecidos são utilizados para indústrias diversas e vão parar até nos alimentos que, teoricamente, não teriam produtos de origem animal em sua composição e conservação.
Conheça quais são e onde estão alguns dos mais utilizados conservantes de origem animal e como eles são encontrados nos produtos naturais.
1- Bebidas alcoólicas
Algumas bebidas como vinho, cidras e cervejas, são purificadas com substâncias de origem animal, como gelatina, quitosana – feita a partir de crustáceos – e cola de peixe – feitas com bexigas de peixes.
2- Batatas fritas
Se você têm o hábito de comprar batatas congeladas, saiba que algumas das marcas podem conter sebo bovino.
3- Açúcar cristal
A maior parte do açúcar branco é refinado com ossos de char – um preparado feito a partir dos ossos de animais do Paquistão, Índia, Argentina e Afeganistão.
4- Misturas para bolo
As misturas para bolo costumam conter grandes quantidades de agentes saborizadores. Um deles é a banha – gordura de porco.
5- Queijos
O coalho, que é misturado ao leite para que ele fique na consistência necessária para a fabricação do queijo, é constituído de enzimas obtidas dos estômagos das ovelhas.
6- Bananas
Quem tem o hábito de comprar bananas sabe que sua casca escurece rápido e muitos associam isso à qualidade da fruta. Por conta disso, foi criado um spray para estender a vida útil da banana e ele contém quitosana – obtido de caranguejos e camarões. A substância pode ser absorvida pela casca e penetrar o alimento.
7- Bagel
Estes pãezinhos feitos com massa de farinha de trigo fermentada, podem conter L-cisteína, um aminoácido obtido a partir do cabelo humano, pelo suíno, lã de ovinos e penas de patos.
8- Óleos
Muitos óleos – de milho, soja, canola e outros – e azeites são enriquecidos com ômega 3, que é um derivado de peixes.
9- Frutas oleaginosas
Algumas nozes e castanhas secas e assadas vendidas no mercado contém gelatina, porque ela ajuda a concentrar os temperos e o sal.
10- Feijão frito
Um dos pratos mais populares nos restaurantes mexicanos é preparado com banha. No caso de você for vegetariano, de fato, não concordará com esta prática.
O sabor é o principal fator que faz as pessoas escolherem carnes e outros produtos de origem animal. Se você é vegetariano, conte-nos como isso mudou sua vida e quais as vantagens você observou nesse estilo de vida. Se você não é, conte-nos por que não trocaria seu hamburguer com bacon por algo menos saboroso, mas extremamente mais saudável, como soja, espinafre ou peixe.
0 comentários:
Postar um comentário